O que é Fibromialgia

    A vivência clínica em serviços de reabilitação física e a análise de trabalhos científicos vêm demonstrando um histórico de pacientes com sintomas físicos e psicológicos comuns, evidenciado por um quadro de limitação funcional e perda da qualidade de vida. Em avaliações complementares, não são encontrados nenhum sinal de alteração muscular, tendínea ou de estruturas ósseas e os exames laboratoriais não apresentam nenhuma anormalidade importante. É notável que a condição clínica desses pacientes se agrava e a evolução do tratamento diminui diante do relato de estresse físico ou emocional.

     Esse quadro clínico se manifesta diante da Síndrome da Fibromialgia (SFM), caracterizada por ser uma doença reumática não inflamatória, de etiologia desconhecida, com sintomas de dor músculo esquelética difusa e presença de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação. Dentre os sintomas frequentemente associados, estão a fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, alterações na percepção da dor, ansiedade e depressão.


     Você parece sentir algo assim? Procure orientação de um médico.


    Não existe ainda uma causa definida, mas há algumas pistas de porque as pessoas têm fibromialgia. Os estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. A fibromialgia também pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras não ainda é desconhecido. O que não se discute é se a dor do paciente é real. Hoje, com técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real, descobriu-se que pacientes com fibromialgia realmente estão sentindo a dor que dizem sentir.

     Mas é uma dor diferente, em que não há lesão no corpo, e, mesmo assim, a pessoa sente dor. Mesmo não sabendo a causa exata, sabemos que algumas situações provocam piora das dores em quem tem fibromialgia. Alguns exemplos são: excesso de esforço físico, estresse emocional, alguma infecção, exposição ao frio, sono ruim ou trauma.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia - Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário